terça-feira, 20 de janeiro de 2009

UTOPIA

UTOPIA, s.f. ...|| Por ext. Projecto imaginário. || Coisa irrealizável. || Quimera, fantasia.

Por vezes, ao procurar uma palavra no dicionário, deixo os meus dedos e olhos perderem-se noutras que não eram para ali chamadas. O pior é quando encontro algumas que me fazem seguir outros rumos e desviam da pesquisa inicial.
Utopia foi uma dessas palavras. Já não importa o que buscava, ao deparar com esta parei e perdi-me. É bonita, soa bem. É intrinsecamente humana. Assenta-me como uma luva.
Desde que eu me lembro de pensar que encontro todas as características que fazem de mim um utópico.
Queria ser vagabundo, obrigaram-me a ir estudar. Fugi de casa para ir à descoberta do mundo, deu-me a fome regressei a horas do jantar. Ninguém deu por nada. Nas brincadeiras queria ser bandido, obrigavam-me a fazer de polícia porque me apanhavam logo. Acreditei em todos os revolucionários da década de sessenta. Desapareceram. Excepto o Guevara que os USA aproveitaram para venderem a imagem em todas as inutilidades.
Fantasias e projectos irrealizáveis são uma constante na minha vida. Votei PS porque acreditei neles. O resultado está à vista! Tudo cada vez pior. Não há planos que resistam. Passam logo a utopias.
Mas uma utopia tornar-se realidade é uma impossibilidade, por definição. Imagina que eu considerava utópico um negro como presidente dos USA. Hoje tinha-se realizado essa fantasia; logo, não era uma utopia.
Portanto, perante a governação que temos, posso admitir que o meu sonho de ser vagabundo corre o risco de se tornar verdadeiro. Afinal não sou tão utópico como pensava.
Não posso é dispersar-me nas minhas consultas ao dicionário.

2 comentários:

  1. Utopia é pensares que alguém perde tempo a ler esta merda toda. Fotos a preto e branco? Mete umas gajas boas e a cores!!!!
    Se não estivesse sem nada para fazer continuavas com isto a zero!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Sim, sou tão utópico que penso que um anónimo é melhor que zero. Por muito pouco que um anónimo possa valer. Escreve sempre que não tiveres que fazer...

    ResponderEliminar